A respeito do relatório apresentado pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) sobre a qualidade da água servida à população de Parintins, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esclarece o seguinte:
1- Desde 2005, a empresa responsável pelo abastecimento de Parintins vem seguindo gradualmente a recomendação do Serviço Geológico do Brasil – SGB-CPRM, entre elas a desativação dos poços mais rasos e a perfuração de novos.
2- Periodicamente é feita a desinfecção dos poços e rede de abastecimento de água.
3- Alguns índices apresentados no relatório da Cosama, empresa a qual não compete fiscalizar e nem regulamentar o sistema de abastecimento de água em Parintins, diferem das análises feitas pela Vigilância da Água do SAAE.
4- Para reforçar o trabalho feito pela equipe técnica do SAAE, a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) será contratada para novas análises e indicação geológica de novos poços. A partir dos resultados, o SAAE executará medidas necessárias e cabíveis.
5- O SAAE reitera o compromisso de servir água de qualidade à população de Parintins e ao mesmo tempo agradece ao Governo do Estado do Amazonas pela disposição em querer coloborar com esse feito.
Fermiliano Tavares
Diretor do SAAE