Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE) participaram nos dias 10 e 11 de julho, de uma capacitação voltada a aquisição de conhecimentos de novas técnicas a serem aplicadas na melhoria da qualidade de atendimento a rede de abastecimento de água. “Localização e Ligações Irregulares e Recuperação de Faturamento” acerca de orientações sobre fraudes, perdas físicas e não físicas e usos de novos equipamentos a serem utilizados pela empresa e inovação comercial de marketing para o bom funcionamento da mesma. O curso foi ministrado pelo Gestor Ambiental Luiz Eugênio de Carvalho da SANEACAP Medições e Capacitação Ltda, localizada no Rio Grande do Sul. A capacitação ocorreu na sala de reuniões do escritório local da Autarquia e ensaios externos em algumas áreas da cidade.
Segundo Eugênio, no Brasil se perde mais de 50% de água tratada e mesmo estando em uma ilha como Parintins, nós devemos estar atento ao que a natureza pode alterar. A maior preocupação do gestor ambiental é com as perdas físicas (aquela antes de chegar à torneira do usuário) e perdas não físicas (aquelas em que o usuário utiliza a água e não retorna em forma de faturamento a empresa). “Ensinamos a contrabalancear os dois fatores. Hoje o SAAE de Parintins já exerce um trabalho muito bom, tanto em estrutura externa (como não se vê em outros SAAES) como na cultura e inteligência do povo parintinense”, ressaltou.
O diretor da Autarquia Nelson Campos diz que a capacitação serviu para os funcionários conhecerem a empresa e a importância que eles tem em levar saúde a população de Parintins. “Esse treinamento tem a finalidade tanto de mostrar a qualidade do produto que oferecemos ao usuário, como também o de conhecer as novas técnicas e aparelhos para a agilidade do serviço. É na verdade um investimento no bem mais importante do patrimônio do SAAE, que são as pessoas que aqui trabalham. É nosso compromisso levar água de qualidade, por isso estamos treinando e capacitando nosso pessoal, seguindo sempre a orientação do governo do prefeito Frank Bi Garcia e vice Tony Medeiros de cuidar bem das pessoas”, disse Nelson.