Equipe do Governo do Estado e do BID visitam bombeamentos do SAAE para implantação do Prosai em Parintins

A equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram os bombeamentos do Serviço Autônomo e Água e Esgoto (SAAE) para fazer o diagnosticado do funcionamento do sistema de abastecimento de água para a implantação do Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai) em Parintins. O programa é do Governo do Estado que será financiado pelo BID e contará com apoio da Prefeitura. 

Conforme o subcoordenador setorial de planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa de Souza, a obra custará em torno de 87,5 milhões de dólares. Desse total, tem a previsão de 300 milhões de reais em obras que resultará em um abastecimento de água de qualidade para 100% da população urbana, sistema de tratamento de esgoto na área da Lagoa da Francesa, como também construção de mais de 500 unidades habitacionais, parques urbanos e equipamentos públicos na localidade. A obra está prevista para iniciar em 2024. “Hoje a nossa intenção é conhecer a forma que o SAAE trabalha, a necessidade de fortalecimento de equipamentos e capacitação uma vez que o Governo do Estado, junto com o BID, visa também assegurar que ao final das obras o SAAE terá condições de manter e operar o sistema. Está previsto a construção de mais de 500 apartamentos a exemplo que inauguramos recentemente em Manaus, é o mesmo projeto arquitetônico. A nossa ideia mesmo é transformar a vida das pessoas que residem ali no Beco Submarino, nas áreas mais vulneráveis as cheias que estão expostas a todos os riscos de você estar morando em um local que não tem saneamento básico que é muito fácil de alagar com chuva. Então a gente vem apoiar a Prefeitura para solucionar todos esses problemas”, disse.

O diretor do SAAE, Fermiliano Tavares, destaca que será um grande avanço no sistema de abastecimento do município com a implantação do Prosai. “A Prefeitura de Parintins e o Governo do Estado estão buscando ajudar a população e esse investimento é vital para Parintins e com certeza vai nos ajudar a operar melhor. Ainda atuamos de forma artesanal, mas que com certeza com esse investimento será montado um sistema de pleno funcionamento para atender a necessidade de Parintins”, destacou Fermiliano Tavares.