Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce. Dessa pequena porcentagem, pouco mais de 2% estão nas geleiras (em estado sólido) e, portanto, menos de 1% está disponível para o consumo. Diante disso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) destaca os investimentos no abastecimento do município de Parintins e a importância de preservar o líquido precioso.
O diretor do SAAE, Fermiliano Tavares, o Noca, assegura que os avanços no abastecimento são resultado da parceria da gestão do prefeito Bi Garcia com a autarquia. De 2017 a 2022 foram entregues 86 sistemas de abastecimento Água no Jirau, de 2020 a 2023 foram expandidos 35.718 metros de rede de água e foi realizado a revitalização dos bombeamentos para levar água de qualidade aos parintinenses.
Ainda segundo Fermiliano, atualmente o SAAE atende 25 mil unidades consumidoras e possui 26 poços tubulares na cidade e tem mais de 100 poços tubulares na zona rural. “Com o programa Água no Jirau, cerca de 90% das comunidades da zona rural já são atendidas com água potável e na cidade estamos avançando com expansão de rede nos ramais e em outros locais como na Ocupação do Pascoal do Alaggio onde está sendo expandido 5 mil metros de rede para atender 800 famílias. A água só vai poder matar a nossa sede quando nós a preservamos, evitando poluir o meio ambiente e dessa maneira vamos poder ter as fontes de água saudável. O SAAE está envolvido também nesse movimento e nós temos a satisfação em ajudar porque cuidamos da água, conduzimos ela até aos nossos irmãos parintinenses e por isso temos o maior prazer de trabalhar na pureza da água para que a população tenha água potável tanto na cidade quanto na zona rural”, disse.
Fotos: Pedro Coelho.