Com orientação do prefeito Bi Garcia, a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esteve nesta sexta-feira, 1° de setembro, nas comunidades Boa Esperança, São Paulo e Vista Alegre, na região do Zé Açu, zona rural do município, para fazer melhorias no abastecimento de água. As ações fazem parte do programa Água no Jirau, da Prefeitura de Parintins.
A comunidade Boa Esperança está sendo contemplada com um castelo d’água de concreto que está na fase de conclusão e a equipe do SAAE instalou dois reservatórios com capacidade para 20 mil litros. O investimento irá beneficiar mais de 200 famílias.
O presidente da comunidade Pedro dos Santos, de 33 anos, destaca que com isso os moradores terão água de qualidade nas torneiras de suas casas. “Isso tem uma importância muito grande. A gente esperava isso há muito tempo e graças a Deus fomos atendidos pelo Poder Executivo e pelo diretor do SAAE, o Fermiliano Tavares. O sistema de abastecimento vai atender mais de 200 famílias e isso vai também levar melhor qualidade de vida para o povo, como para as pessoas que plantam e que precisam da água. Esses 20 mil litros de água vai com certeza suprir a necessidade da nossa comunidade. Estamos muito felizes e gratos”, disse.
A moradora da Boa Esperança, Maria de Nazaré Romano, de 50 anos, enfatiza que a melhoria no sistema de abastecimento de água da localidade representa avanço para os moradores.
Na comunidade São Paulo foi feito a manutenção da rede elétrica do bombeamento que abastece os comunitários.
Na localidade conhecida como região do T da Vista Alegre foi feito o nivelamento do castelo d’água de madeira que devido as ações do tempo acabou tombando. A comunidade já está lista para ser contemplada com um castelo d’água de concreto.
As ações foram coordenadas pelo diretor do SAAE, Fermiliano Tavares, o Noca. “Visistamos também a comunidade Vista Alegre fazendo a análise da realidade para ver como que realmente podemos ajudá-los a ter uma água de qualidade. Vamos ter que fazer uma alteração na montagem de um castelo d’água com um reservatório que já temos lá para elevar o nível da água e em seguida vai poder atender os últimos comunitários da ponta da rede de água. Hoje concluímos esse trabalho e vai contribuir para a melhoria de vida dessas pessoas que moram aqui na estrada, pessoas batalhadoras e que realmente merecem a nossa atenção”, falou.