SAAE inicia processo de cloração para melhorar a qualidade da água de Parintins

Seguindo a recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou o sistema de cloração da água que é distribuída para a população para purificá-la. O sistema conta com dosadores e partilhas de cloro que são dissolvidas na água que vai para a rede de distribuição.

De acordo com o diretor do SAAE, Fermiliano Tavares, serão instalados 41 dosadores nas estações que abastecem toda área urbana e suburbana do município. Em seguida, o sistema de cloração será implantado na zona rural, começando pelas comunidades polos Vila Amazônia, Mocambo, Caburi e Zé Açu. “Assim, demonstramos para a sociedade de Parintins que começamos as atividades de cloração e que a melhoria da qualidade da água já está acontecendo”, disse.

Participam da instalação do sistema de cloração o coordenador dos encanadores, Ronaldo Farias, e os responsáveis pelo laboratório do SAAE, o biólogo José Roberto e a química Maria Iolane.

O SAAE está engajado em melhorar a qualidade da água servida para a população de Parintins, firmando um Termo de Cooperação Técnica com o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e dando suporte nos investimentos que são implantados pela Prefeitura.